segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ubuntu 11.04 vs Windows 7 vs Mac OS X 10.7

+A +/- -A


Os testes foram realizados na mesma máquina, para podermos obter uma visão de como as diferenças entre os sistemas operacionais afetam o desempenho ao executar tarefas intensivas.
 Os testes foram executados em um novo  iMac Core i5-2400S 2,5 GHz com 4GB de RAM, e normalizados com um PC com um processador Intel Core i5-2500K 3.3 GHz , que obteve 100 pontos em todos os testes.

 Os programas usados foram ImageMagick, Handbrake e Mplayer em todos os sistemas operacionais, todos foram instalados através da distribuição binária, mas o ImageMagick teve que ser instalado a partir do código fonte no Ubuntu.

 Os pontos são calculados pelo tempo, medido em segundos, que o computador leva para executar cada tarefa.


> Edição de imagens:

 O teste de edição de imagens usa o ImageMagick para converter arquivos TIFF de 24 bits para PNG. Ele roda com auto-level, auto-gama, antialias e as opções de contraste, simulando operações comuns realizadas em arquivos de imagem. OS X Lion está um pouco a frente do Windows 7, mas o Ubuntu 11.04 está liderando com incríveis 97 pontos, 15 a mais que o OS X Lion.


> Codificação de vídeos:
 No teste de codificação de vídeos foi usado o Handbrake para converter um arquivo de vídeo 1080p, 50fps AVCHD para o formato do iPhone 4. É um teste de multithreading, que tira proveito de todos os núcleos do processador e avalia a performance de cada sistema operacional em aplicativos multithreading. Novamente OS X e Windows 7 tiveram uma performance similar, o Ubuntu 11.04 continuou muito a frente, ele completou a codificação do vídeo  cerca de 17% mais rápido que os outros sistemas operacionais.


> Multi tarefa:

 O teste de multi tarefa executa os testes de codificação de vídeo e edição de imagem em conjunto, enquanto reproduz um arquivo de vídeo AVCHD 1080p no Mplayer, todas as performances foram similares, mas o Ubuntu 11.04 foi o mais rápido novamente. 


> Desempenho geral:

 Então, enquanto Windows 7 e OS X Lion tiveram um desempenho geral similar - o Lion foi um pouco mais rápido na edição de imagens, e o Windows na codificação de vídeo e no multi tarefa - o Ubuntu 11.04  foi cerca de 17% mais rápido que os outros editando imagens e codificando vídeos e um pouco mais rápido em multi tarefa.

> Estes resultados mostraram que o iMac ficou com um desempenho geral cerca de 10% mais rápido rodando Ubuntu comparado aos outros sistemas operacionais.


Fonte:Expert Reviews

3 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns pela iniciativa. Vou acompanhar o blog.

    ResponderExcluir
  2. Somos dois então, gostei muito do blog. Já salvei nos favoritos aqui.

    Parabens pelo otimo blog!

    ResponderExcluir
  3. E isso que o Ubuntu nem é uma das distribuições Linux mais rápidas..... Ele é muito bom mesmo, mas prefiro o Debian + KDE.

    ResponderExcluir